Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Instituto Mercosul propõe mestrados
Início do conteúdo da página
Busca

Instituto Mercosul propõe mestrados

  • Quarta-feira, 05 de setembro de 2007, 14h14

O Instituto Mercosul de Estudos Avançados (Imea), órgão do Ministério da Educação, vai encaminhar à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) proposta de criação de mestrados em bioenergia e em ciência política, a serem oferecidos no Paraná.

A iniciativa foi anunciada pelo coordenador do Imea, Hélgio Trindade, na terça-feira, 4, em Curitiba (PR). O mestrado em bioenergia atende uma prioridade apresentada ao instituto pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Paraná. Já a pós-graduação em ciência política deverá ser oferecida pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em associação com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que tem um doutorado na área. A articulação para essa oferta, explica Trindade, será feita pelo Imea.

As atividades do instituto, com sede em Foz do Iguaçu (PR), começaram em junho deste ano e têm o objetivo de contribuir para ampliar o intercâmbio entre as instituições de ensino superior dos países do Mercosul. São também finalidades do Imea promover a articulação da pós-graduação e da pesquisa entre universidades públicas brasileiras e fomentar o diálogo com instituições de educação superior do Mercosul, bloco que reúne Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai e os associados Chile e Bolívia.

Em parceria com a Itaipu Binacional (empreendimento desenvolvido pelo Brasil e Paraguai no Rio Paraná), o Imea deve articular com a Capes, ainda em 2007, duas reuniões científicas. Os encontros serão com especialistas em segurança de barragens e sanidade animal, áreas de grande interesse econômico para a região da tríplice fronteira (Brasil, Argentina e Paraguai). As oficinas estão previstas para novembro. Além disso, o Imea também estuda a valorização das áreas de história e línguas, para aumentar e qualificar o intercâmbio e estudos de português e espanhol no Mercosul.

Assessoria de Imprensa da SESu

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página