CONFITEA
A 6ª Conferência Internacional de Jovens e Adultos (CONFINTEA VI) proporcionará uma importante plataforma para o diálogo sobre políticas e promoção da aprendizagem de adultos e educação não formal em âmbito global. A conferência contará com a participação de um grande número de países-membros da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), agências das Nações Unidas, agências de cooperação bi e multilateral, representantes da sociedade civil e estudantes de instituições de pesquisa e do setor privado. O evento internacional acontecerá em Belém do Pará, entre 1° e 4 de dezembro de 2009.
Realizado a cada 12 anos, o encontro pode desenhar os marcos internacionais que balizarão a educação de adultos até 2020.Nosso país será a primeira nação do hemisfério sul a sediar uma conferência dessa grandeza no campo da educação de jovens adultos.
Convocado e coordenado pela Unesco, esse encontro intergovernamental tem como objetivo possibilitar o diálogo e a avaliação das políticas de educação e aprendizagens de jovens e adultos na esfera internacional.
Em preparação à 6ª Confintea , o Ministério da Educação realizou ano passado encontros estaduais e regionais. Em abril daquele ano , delegações todo país com ampla participação da sociedade civil participaram da elaboração de um documento que traça diagnóstico da Educação de Jovens e Adultos no país e aponta seus desafios. Em setembro de 2008, realizou-se ainda a Conferência Regional Latino-Americana Preparatória à VI Confintea no México.