Capes homenageia educadores e pesquisadores
O ministro da Educação, Fernando Haddad, e o presidente da Capes, Jorge Guimarães, entregaram em cerimônia no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira, 8, o Prêmio Anísio Teixeira e o Grande Prêmio Capes de Tese. Ambos os prêmios, promovidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), têm o objetivo de incentivar e reconhecer o trabalho de pesquisadores de excelência no Brasil.
Ao todo, nove personalidades foram homenageadas. Seis, pelo Prêmio Anísio Teixeira, que avalia o conjunto da obra dos educadores. Três, pelo Grande Prêmio Capes de Tese, que elegeu as melhores teses de doutorado de 2005.
A cerimônia faz parte das comemorações pelos 55 anos da Capes. Guimarães destacou os avanços da agência ao longo das quase seis décadas. “Em suas sucessivas administrações, a Capes sempre soube inovar no fomento e no apoio aos programas de pós-graduação.”
A professora Ana Lúcia Almeida Gazzola destacou a participação da agência no desenvolvimento da universidade. “A solidez da universidade brasileira, nossa crescente participação na produção científica mundial e a liderança exercida pelo Brasil na América Latina devem ser creditadas também à Capes”, ressaltou. Ana Lúcia foi a primeira mulher a receber o Prêmio Anísio Teixeira.
Já para a doutora Maraliz de Castro Vieira, autora do trabalho que recebeu o Grande Prêmio Capes de Tese, o auxílio proporcionado pela instituição é de fundamental importância para a formação de pessoal especializado. “Fui bolsista da Capes durante os quatro anos de doutorado e sei o quanto é importante”, conta.
Foram lançados o selo e o carimbo comemorativo pelo presidente dos Correios, Carlos Henrique Custódio, e pelo ministro da Educação, Fernando Haddad.
Esta é a primeira edição do Grande Prêmio Capes de Teses, que elegerá anualmente as três melhores teses de doutorado por grande área de conhecimento. O Prêmio Anísio Teixeira foi instituído em 1981 e é entregue de cinco em cinco anos para personalidades que tenham se destacado na contribuição para o desenvolvimento da pós-graduação e da pesquisa no País.
Ana Guimarães Rosa