Cursos de pedagogia deverão priorizar formação de professor
De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, a intenção é dar mais cautela à autorização de novos cursos de pedagogia. “Embora a maioria dos professores sejam formados em cursos de pedagogia, esses cursos, regra geral, não estão estruturados para formar professores, já que têm baixa carga horária destinada a esse fim”, afirma.
Além do aumento da carga horária, o MEC vai checar se a bibliografia utilizada nos cursos está voltada para a formação do magistério. “Isso é fruto do trabalho de supervisão dos cursos de pedagogia”, lembra Haddad.
Concurso – Entre as medidas de valorização do magistério também está o ingresso na carreira, depois que o profissional se forma. No segundo semestre deste ano, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) vai lançar uma matriz para uma prova nacional de concurso para professores, que será aplicada em sua primeira edição no primeiro semestre de 2010.
O objetivo é constituir um banco de professores formados que tenham passado por essa prova, cuja nota seja utilizada pelos sistemas estaduais e municipais para a contratação. “Não há um padrão nacional hoje”, afirma o ministro. “Municípios, especialmente os mais pobres, têm muita dificuldade em elaborar um concurso para o magistério. Há uma demanda antiga de apoio técnico do MEC para auxiliar os municípios a selecionar seus professores”, explica. Para participar do concurso nacional, os entes federados devem manifestar interesse.
“Quando há um banco de professores que passaram por uma prova nacional de concurso, governadores e prefeitos que quiserem melhorar seus sistemas de ensino vão ter que oferecer condições de trabalho mais adequadas para atrair os melhores profissionais, o que inclui também a remuneração”, ressalta Haddad. Na visão do ministro, o que proporciona a valorização do magistério é o conjunto de todas as medidas, desde o piso salarial, passando pela formação, até o ingresso na carreira.
Assessoria de Comunicação Social