Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Secretaria Executiva > Uncategorised > Manual Empreendedorismo e Inovação na RFEPCT
Início do conteúdo da página

Pactuação

Nas ações da Bolsa Formação, a Setec/MEC promove a articulação entre os parceiros demandantes (que demandam cursos de educação profissional e tecnológica) com os parceiros ofertantes (instituições que desenvolvem cursos de EPT) para a oferta de cursos gratuitos de educação profissional de nível médio (cursos técnicos) e de qualificação profissional ou de formação inicial e continuada (FIC).

O avanço na direção do alinhamento entre a demanda e a oferta por formação profissional é um dos diferenciais da Bolsa-Formação. Na pactuação, que envolve um esforço coletivo de diversos ministérios, secretarias estaduais de educação e as diferentes redes de educação profissional e tecnológica, ficam estabelecidos os cursos a serem disponibilizados, público alvo, quantidade de vagas, instituição e unidade ofertante e o município com o objetivo de possibilitar que o público atendido realize cursos que gerem maiores oportunidades ocupacionais.

Relatórios de Pactuação de vagas:

Veja aqui as informações sobre os cursos ofertados, número de vagas, unidade de ensino, localização, entre outras resultantes do processo de pactuação entre parceiros ofertantes, parceiros demandantes e o Ministério da Educação.

Extratos 2017

 

Extratos 2016

 

Extratos 2015

Para saber mais sobre o processo de pactuação de vagas e o registro de matrículas no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec), consulte a Portaria nº 817/2015 e o Manual da Bolsa Formação.

X
Fim do conteúdo da página