Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Mercosul debate educação profissional
Início do conteúdo da página
Educação profissional e tecnológica

Sistema da Setec melhora gestão de escolas

  • Quarta-feira, 10 de agosto de 2005, 15h29

Está no ar, desde o início desta semana, a versão 2.0 do Sistema de Informações Gerenciais (SIG) da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC). O SIG é uma base de dados com informações de toda a rede federal de escolas de educação profissional e tecnológica, que recebeu recursos de R$ 1 milhão para ser implementada. O titular da Setec, Antonio Ibañez Ruiz, diz que o SIG dá transparência às ações do MEC na área da educação profissional. “Ele permitirá à população conhecer os serviços das escolas da rede, o que dará visibilidade à gestão pública.” Um retrato das instituições será desenhado com as séries históricas de dados que poderão ser traçados a partir dos indicadores do SIG.

O coordenador-geral de Planejamento e Gestão da Setec, Jocelino Francisco de Menezes, conta que o sistema permite até 200 mil acessos simultâneos e que o abastecimento de informações é feito pela internet, por representantes de cada instituição. O SIG foi criado pela Setec para ser uma ferramenta de gestão e controle das escolas da rede federal de educação profissional e tecnológica. Com o programa, as instituições cadastram informações gerais e particulares sobre cursos, alunos, professores e infra-estrutura. Com os dados, a secretaria pode gerir melhor seus recursos, pois terá condições de aperfeiçoar suas políticas. Para acessar o SIG, qualquer computador com conexão à internet pode ser utilizado.

Acesso – Inicialmente, os usuários do sistema serão funcionários das escolas e servidores da Setec, responsáveis pela administração e manutenção do SIG. O sistema será aberto à população em 2007. Como os perfis de cada usuário são diferentes, eles serão controlados por um ou mais administradores da Setec. A versão não permite que a população tenha acesso aos dados da rede. Mas, em meados de 2007, quando o sistema for aberto à comunidade, mais de 130 indicadores de gestão da rede federal estarão disponíveis à consulta pública.

Para acessar a base de dados do SIG, basta entrar na página da Setec na internet e escolher os dados que deseja consultar. Pode ser do custo de aluno por unidade, aproveitamento escolar, número de professores da instituição ou acervo bibliográfico da instituição, por exemplo. Hoje, para se obter uma informação como essa, cada escola teria que ser consultada ou então o dado precisa ser pesquisado no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que tem informações censitárias. Com o SIG, os dados são processados a todo instante e estão sempre atualizados.

Relatórios – Tudo começou há dois anos, quando uma equipe de consultores foi contratada pela Setec para unificar os sistemas de gestão nas 144 escolas da rede federal. Os primeiros seis meses foram utilizados para o levantamento das necessidades dos gestores da secretaria. Duas versões foram desenvolvidas pela equipe de Clediston dos Santos Silva, coordenador do projeto, a 1.8 e 2.0. A primeira, lançada em janeiro deste ano, estava em uso até julho. O diferencial é que a segunda permite o cruzamento de dados e gera relatórios por instituição, município ou estado.

As informações ainda estão sendo inseridas no sistema, pois o prazo para cadastramento termina este mês, como revela o coordenador-geral de Supervisão da Gestão das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica, Gleisson Cardoso Rubin. Ele diz que o SIG vai permitir o mapeamento preciso dos principais indicadores de gestão orçamentária e acadêmica da rede federal. “Será um instrumento de avaliação instantânea.”

Outra novidade do SIG é que seus manuais são on-line e o usuário não precisa recorrer a papéis ou a outros técnicos para entender como funciona o sistema.

Repórter: Rodrigo Farhat

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página