Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Encontro em Brasília divulgará produção científica
Início do conteúdo da página
Educação profissional e tecnológica

Encontro em Brasília divulgará produção científica

  • Segunda-feira, 30 de janeiro de 2006, 10h53

A Jornada Nacional da Produção Científica em Educação Profissional e Tecnológica vai reunir em Brasília, de 27 a 29 de março, cerca de 400 pesquisadores, professores e estudantes envolvidos em projetos e pesquisas de caráter científico e tecnológico. O Ministério da Educação espera a apresentação de 300 trabalhos em comunicação oral e pôster.

“A jornada pretende divulgar a produção científica nacional, valorizar os esforços das pessoas envolvidas nesse tipo de educação e fornecer material para alimentar o banco de dados que integrará o Sistema de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Siep)”, disse Moisés Sobrinho, coordenador-geral de desenvolvimento e modernização da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC).

A conferência de abertura será proferida pelo professor Luís Antonio Cunha, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele falará sobre história e desafios da educação tecnológica no Brasil. No encerramento, Gaudêncio Frigotto, da Universidade Federal Fluminense (UFF), discorrerá sobre projeto de nação e educação tecnológica.

Paralelamente à jornada, ocorrerá, no dia 28 de março, simpósio nacional sobre universidade tecnológica. O objetivo é aprofundar a discussão sobre o perfil e as características desse tipo de universidade.

As inscrições devem ser feitas via internet, na página eletrônica da Setec. Projetos e pesquisas devem ser apresentados até 20 de fevereiro. Para os participantes ouvintes, as inscrições vão até 17 de março. Pesquisadores e estudantes podem inscrever trabalhos sobre 24 temas, dentre eles agropecuária, meio ambiente, informática e artes.

Textos — Para apresentação de comunicação oral, devem ser enviados textos de pesquisas concluídas ou com resultados parciais, de dez a 15 páginas. Para o formato pôster serão aceitos trabalhos de pesquisa na fase inicial ou não-concluídos, de quatro a dez páginas. Os candidatos podem inscrever mais de um projeto, de sua autoria ou em equipe, e enviar um resumo com 300 palavras. As pesquisas selecionadas serão reunidas em um CD-rom.

Com o objetivo de ampliar a discussão sobre educação tecnológica, o MEC vai publicar obras com os textos das conferências, mesas-redondas e painéis. Mais informações no endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Repórter: Raquel Maranhão Sá

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página