Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Cultura africana chega às escolas de educação profissional
Início do conteúdo da página
Educação profissional e tecnológica

Cultura africana chega às escolas de educação profissional

  • Quinta-feira, 25 de maio de 2006, 11h46

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnologia (Setec/MEC) criou um grupo de trabalho destinado a implementar a Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que institui a obrigatoriedade de uma temática, a “História e Cultura Afro-Brasileira”, sendo que seus conteúdos serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileira. O objetivo é recuperar elementos históricos, disseminar a cultura africana e romper preconceitos raciais.

O grupo, instituído pela Portaria nº 10, de 20 de março de 2006, pretende implementar, como manda a lei, a temática nos currículos das escolas da rede federal de educação profissional e tecnológica. Uma das primeiras ações é a realização de curso presencial, com duração de cinco dias, para 250 professores da rede. O curso está programado para o período de 10 a 16 de setembro próximo.

“O ensino da história da África, da cultura africana e das relações étnico-raciais preencherá uma lacuna na formação dos professores para que eles possam entender a formação do Brasil e superar preconceitos históricos”, disse a professora Maria José Rocha Lima, diretora de programas especiais da Setec e doutoranda em história da África. Mais informações sobre o tema na Diretoria de Programas Especiais da Setec, pelo telefone (61) 2104-8948. Veja a íntegra do documento que cria o Grupo de Trabalho.

Dia Internacional — No dia 25 de maio de 1963, 32 chefes de Estado africanos, dispostos a acabar com a colonização e subordinação a que todo o continente era submetido havia séculos, fundaram a Organização da Unidade Africana. A partir daquele dia, a data ficou marcada como o Dia Internacional da África, no qual se comemora a luta pela independência e soberania dos povos afrodescendentes.

Repórter: Sophia Gebrim

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página