Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Educação profissional e tecnológica

Unidade do Cefet-BA é inaugurada pelo presidente

  • Segunda-feira, 19 de junho de 2006, 07h46

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Educação, Fernando Haddad, inauguraram nesta segunda-feira, dia 19, a unidade de ensino descentralizada de Santo Amaro, na região do Recôncavo Baiano. A escola, vinculada ao Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia, é uma das 28 obras de expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica que devem ser entregues ainda este ano às respectivas comunidades e que vão gerar 74 mil novas vagas assim que todos os cursos estiverem em pleno funcionamento – um acréscimo de mais de 30% sobre o total de alunos matriculados hoje na rede.

A unidade de Santo Amaro deve entrar em funcionamento já no segundo semestre de 2006, oferecendo os cursos de Tecnologia da Informação e de Técnico em Eletromecânica. O investimento na recuperação das instalações físicas da escola – cuja área de 819 mil metros quadrados estava desativada – e na aquisição de equipamentos foi de R$ 1,5 milhão. Até 2008, o número de alunos deve chegar a 520.

O município de Santo Amaro tem área de 604 quilômetros quadrados e está localizado a 72 quilômetros da capital, Salvador. Cidade histórica, se constitui em pólo comercial de três microrregiões: Catu, Santo Antônio de Jesus e Feira de Santana. A população é de 61 mil habitantes, mas sua influência alcança 150 mil pessoas entre as cidades próximas. A economia está baseada na agricultura, indústria da celulose e do papel, comércio varejista e turismo.

Rede federal - A expansão da rede federal de educação tecnológica, da qual faz parte a obra da unidade descentralizada de Santo Amaro, vai beneficiar 1,5 mil municípios em 22 estados e no Distrito Federal. Além das 28 unidades que devem ser concluídas em 2006, há outras 14 a serem finalizadas em 2007, entre elas, cinco novas escolas técnicas e quatro novas escolas agrotécnicas.

No Nordeste, o plano de expansão prevê a implantação de 14 novas unidades descentralizadas e uma escola agrotécnica. Até agosto, devem ser inauguradas também as unidades de Simões Filho (BA), Ipanguaçu (RN) e Picos (PI). Todas devem iniciar as aulas ainda no segundo semestre desse ano. Outras sete unidades de ensino descentralizadas – Natal, Parnaíba (PI), Maracanaú (CE), Buriticupu (MA), Zé Doca (MA), Ipojuca (PE) e Campina Grande (PB) – devem ser concluídas até o final do ano. (Assessoria de Comunicação Social do MEC)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página