Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Mercosul debate educação profissional
Início do conteúdo da página
Educação a distância

Ministério lança curso de especialização a distância em Tecnologias na Educação

  • Terça-feira, 20 de junho de 2006, 08h40

O secretário de Educação a Distância, Ronaldo Motta, lançou na última segunda-feira, o curso de especialização a distância em Tecnologias na Educação. O curso capacitará 1.700 professores da rede pública de ensino, nas 27 capitais do país, para atuarem como multiplicadores nos núcleos de educação tecnológica (NTEs).

A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC), Universidade Federal do Rio Grande Sul (UFRGS) e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). E será realizada com auxílio do ambiente colaborativo do e-ProInfo com dois momentos presenciais a serem realizados nos NTEs de cada estado, um no início e outro no término, com a apresentação da monografia.

A diretora do Programa TV Escola, Carmen Moreira de Castro Neves, diz que essa especialização atende a uma demanda pelo uso de tecnologias em educação que cresceu muito nos últimos anos. Ela conta que, até 2000, a capacitação para professores era voltada apenas para a área de informática.

O titular da Secretaria de Educação a Distância, Ronaldo Mota, explica que o diferencial do novo curso é tratar do uso pedagógico de várias mídias como televisão, rádio, material impresso e informática. “A idéia é que o professor esteja capacitado para o uso de todas as mídias, numa visão integrada de todas elas e, a partir da especificidade de cada caso educacional, escolher qual delas é a mais apropriada a ser aplicada. Isso com certeza vai melhorar e muito a educação”, conclui.

Motta também destaca a importância em dotar multiplicadores de todos os níveis, principalmente da educação básica, de um instrumental de utilização de tecnologias com uma visão autoral, criatividade, capacidade crítica e de apropriação dessas mídias. Ele afirma que a experiência se tornará referência para todos as licenciaturas e graduações em pedagogia do país.

A especialização em Tecnologias na Educação é a 35ª formação de professores oferecida pela Seed e integra um conjunto de ações do Ministério da Educação para usar as tecnologias de informação e comunicação (TIC) na rede pública de ensino, com o objetivo de elevar seu padrão de qualidade.

Repórter: Juliana Meneses

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página