Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Educação profissional e tecnológica

Dirigentes reeleitos em dois Cefets prometem educação pública de qualidade

  • Quinta-feira, 21 de junho de 2007, 13h35

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Eliezer Pacheco, empossou nesta quinta-feira, 21, os diretores dos centros federais de educação tecnológica de Pernambuco (Cefet-PE) e Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ). Sérgio Gaudêncio Portela de Melo assume a direção do Cefet-PE e Miguel Badenes Prades Filho, o Cefet-RJ.

Os diretores foram reeleitos para mais quatro anos. “Como gestores da educação pública, vocês têm uma importante tarefa, tanto ideológica quanto política”, ressalta o secretário Eliezer. Segundo ele, a tarefa ideológica é mostrar para a sociedade que o ensino público pode ser tão bom quanto o privado, desde que não seja sucateado. E a tarefa política dos diretores de escola federais, como gestores, é promover a inclusão e a promoção das camadas sociais que mais precisam ter acesso à educação.

Sérgio Gaudêncio, diretor do Cefet-PE, afirmou que um dos melhores resultados da instituição nos últimos quatro anos foi o crescimento da demanda por cursos técnicos. “Em 2003, tivemos seis mil inscritos no nosso vestibular. Em 2007, alcançamos 25 mil inscritos”, informa. Segundo Gaudêncio, esse resultado mostra que está sendo feito algo pela promoção da educação profissional e tecnológica no Brasil.

Ex-aluno do Cefet-RJ, onde atualmente é diretor e dá aula há mais de 30 anos, Miguel Badenes diz que uma das metas do segundo mandato é iniciar o processo de transformação do centro em universidade tecnológica. “Com o aumento da nossa oferta por cursos de pós-graduação, vemos a necessidade de transformar o Cefet em uma universidade tecnológica”, afirma. Segundo ele, mais que um novo mandato, trata-se de um compromisso com a educação pública.

Sophia Gebrim

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página