Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Ministério da Educação apóia ensino do Uruguai
Início do conteúdo da página
Educação profissional e tecnológica

Ministério da Educação apóia ensino do Uruguai

  • Quarta-feira, 28 de março de 2007, 11h02

O Ministério da Educação vai auxiliar as instituições de ensino profissionalizante no Uruguai. O primeiro passo para estimular essa parceria foi dado em novembro passado, quando os ministros das relações exteriores de ambos os países assinaram um convênio de cooperação internacional Brasil-Uruguai, denominado Apoio ao fortalecimento institucional do Conselho de Educação Técnico-Profissional da Universidade do Trabalho do Uruguai (CETP-UTU).

A primeira atividade de apoio foi em Montevidéu nos dias 23 e 24 de março, com um seminário de apresentação do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). O programa, executado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC (Setec/MEC), visa atender a trabalhadores acima de 18 anos com trajetórias escolares interrompidas, sem ensino profissional ou médio.

Convênio — O convênio CETP-UTU tem por objetivo consolidar o trabalho feito por instituições envolvidas com o ensino profissional no Uruguai, com diversas ações de apoio na área tecnológica. As ações serão executadas pela Setec, por meio do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Sul (Cefet-RS), localizado em Pelotas.

O diretor-geral do CETP-UTU, professor Wilson Netto, disse que estuda a possibilidade de iniciar um programa-piloto de Proeja no próximo semestre. “Este curso será o primeiro do tipo no Uruguai e vamos fazê-lo em uma cidade de fronteira para facilitar seu acompanhamento pelos especialistas do Cefet-RS”, explicou. A coordenadora de relações internacionais do Cefet-RS, Maria da Graça Pinto Ferreira, ressaltou a proximidade geográfica e cultural, a sintonia com os colegas uruguaios e as possibilidades de cooperação como fatores essenciais para o sucesso do convênio. (Assessoria de Comunicação do Cefet-RS)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página