Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Cefet-MG abre inscrições para mestrado em Educação Tecnológica
Início do conteúdo da página
Educação profissional e tecnológica

Encontro na Bahia põe em debate o beneficiamento de planta do Semi-Árido

  • Sexta-feira, 18 de maio de 2007, 11h27

O Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) da Bahia promoverá nos dias 21 e 22 próximos o 1º Workshop de Integração de Ações de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento do Semi-Árido Baiano. O encontro servirá para divulgar descoberta científica de Djane Santiago de Jesus, pós-doutora em química e professora do Cefet, sobre o valor nutricional e o peso socioeconômico do ouricuri, palmeira típica da região. Também no encontro será debatido o beneficiamento do fruto e como ele pode colaborar para o desenvolvimento sustentável do Semi-Árido baiano e para a melhoria da qualidade de vida de moradores da região.

A pesquisa revelou que no ouricuri são encontradas substâncias como cálcio, magnésio, cobre e zinco e, no fruto (amêndoa), cálcio, magnésio, cobre, zinco, ferro, manganês e selênio. Todas elas são essenciais à vida e ajudam no combate à fome e a doenças de visão e do coração, câncer, artrite, arteriosclerose, anemia distúrbios da aprendizagem, diabetes, asma e osteoporose, entre outras.

Foram desenvolvidos, a partir da pesquisa, itens como complemento alimentar em barra de cereal, compotas, sorvetes, geléias, iogurtes e farinha, que comporão o produto de uma agroindústria no município de Caldeirão Grande. O projeto de criação da agroindústria do ouricuri está em fase final de elaboração. Será beneficiada, basicamente, a agricultura familiar, além de mulheres e jovens que hoje vivem em situação de risco. O complemento alimentar, rico em nutrientes, pode servir de incremento na merenda escolar para auxiliar no combate à fome e aos distúrbios de aprendizagem.

O ouricurizeiro (Syagrus coronata) é nativo do Semi-Árido da Bahia e da região que se estende até Pernambuco. A boa utilização da palmeira pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população, impulsionar o desenvolvimento socioeconômico e a preservação ambiental. (Assessoria de Imprensa do Cefet-BA)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página