Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Educação profissional e tecnológica

Cefet-PB promove seminário nacional de pesca

  • Terça-feira, 22 de maio de 2007, 15h07

João Pessoa — O seminário nacional Política para Formação Humana na Área da Pesca Marinha e Continental e Aqüicultura Familiar foi aberto nesta terça-feira, 22, no Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (Cefet-PB), pelo ministro de Aqüicultura e Pesca, Altemir Gregolim, pelo secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), Eliezer Pacheco, e pelo diretor do Cefet-PB, João Batista Oliveira.

O seminário, que termina nesta quinta-feira, 24, marca o acordo firmado entre a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap), ligada à Presidência da República, que tem status de ministério, e a Setec. O acordo prevê a instalação no país de 70 cursos para a área de pesca em quatro anos. “O seminário é de fundamental importância porque discute formas de incluir na cidadania trabalhadores da pesca, uma camada excluída, permitindo que se ofereça estudo em uma área de excelência como são as unidades da rede federal de ensino profissional”, disse Eliezer Pacheco.

Já o ministro Altemir Gregolim ressaltou que a parceria entre a Seap e a Setec é um marco para se pensar no ensino profissionalizante para a pesca. O Centro de Formação em Pesca e Cultura Marinha administrado pelo Cefet-PB, em Cabedelo, marca o início desta parceria e, por isso, a Paraíba foi escolhida para sediar o seminário nacional que termina nesta quinta-feira.

O ministro de Aqüicultura e Pesca destacou que a Seap e a Setec apostam bastante nos cursos desenvolvidos pelo Cefet-PB em Cabedelo. “Este seminário é a oportunidade de estabelecer parâmetros para a pesca, que tem sido vista como prioritária neste Governo Federal”, afirmou.

Cabedelo — O Centro do Cefet em Cabedelo já oferece cursos de capacitação para mais de 160 trabalhadores especializados na captura do marisco e pescadores profissionais. As atividades serão ampliadas quando Cabedelo sediar mais uma Unidade de Ensino Descentralizada (Uned) do Cefet-PB. A Uned é uma das cinco anunciadas pelo MEC para a Paraíba.

O evento prossegue, nestes dois últimos dias, no Hotel Caiçara. Representantes dos Cefets, das Escolas Agrotécnicas Federais, de Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais e entidades do setor pesqueiro e aqüícola participam do encontro, além de organizações não govertitle_aliasntais com experiência em educação de pescadores. (Assessoria de Comunicação do Cefet-PB)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página