Cadernos Temáticos apresentam estudo sobre formação gerencial no Cefet-AM
A professora Maria de Mello, do Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas (Cefet-AM), fez uma pesquisa com o objetivo de analisar as competências e habilidades exigidas para o exercício da função gerencial em uma instituição de ensino superior. O estudo considerou o fato de que a maioria dos cargos de direção dessas instituições é ocupada por professores ou servidores técnico-administrativos com formação em diversas áreas, sem as competências e habilidades específicas para gestão e que, na maioria das vezes, não foram preparados para o desempenho das atribuições inerentes ao cargo.
A instituição pesquisada foi o Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas (Cefet-AM). A metodologia usada para empreender o estudo foi de natureza descritiva e exploratória, e usou-se como instrumento de coleta questionário misto, de natureza impessoal, com instruções minuciosas e específicas para o entendimento dos pesquisados.
Os resultados apontaram o perfil dos gestores da instituição pesquisada; as competências e habilidades importantes para a formação gerencial em instituições de ensino que satisfazem esse novo perfil desejado do gestor moderno; e os pontos positivos e negativos; além de identificar que não há nenhum curso, no âmbito da instituição, que prepare os gestores para o exercício da função. Ficou evidenciado, ainda, que mais de 63% dos atuais gestores já possuíam experiência em cargos de chefia no Cefet-AM ou em outras instituições.
Resultado — O resultado completo do estudo e outras experiências serão abordadas na terceira série dos Cadernos Temáticos, publicação a ser lançada nesta sexta-feira, 25, em Manaus, pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC). O evento será às 15h no Cefet-AM, na Avenida Sete de Setembro, 1.975, Centro, no auditório do CDI.
Sophia Gebrim