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Educação profissional e tecnológica

Setec conhece experiências européias de êxito na área educacional

  • Quarta-feira, 30 de maio de 2007, 11h39

Começou nesta segunda-feira, 28, em Paris, e termina nesta sexta-feira, 1º de junho, o seminário Validação da Aprendizagem não Formal e Informal, que se realiza no âmbito do Projeto EUROsocial/Educação. Neste projeto, alguns países da Comunidade Européia estão integrados a outros da América Latina para apresentar experiências na área educacional que tiveram êxito na Europa.

Os projetos poderão contribuir para melhorar as ações da América Latina na área. Itália, Portugal, Espanha e França apresentam quatro experiências na área de certificação. A aprendizagem não formal é aquela dada em cursos não autorizados. Na informal, a legislação prevê um determinado curso, mas a aprendizagem é feita à margem deles.

O Brasil está representado pela coordenadora-geral de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica da Setec, Andréa Barros Andrade. Os europeus criaram em cada instituição de ensino, os representantes incumbidos de fazer a certificação. Eles têm uma comissão para desenvolver os trabalhos na área de qualificação e um grupo encarregado de trabalhar os procedimentos para fazer a certificação. Num primeiro momento, os representantes de países como Brasil, Argentina, Uruguai, México, Honduras, Chile, Equador, Venezuela e Guatemala se limitarão a conhecer as experiências européias. Depois, será feita a troca de experiências.

EUROsocial — O EUROsocial é um projeto que pretende, a longo prazo, contribuir para criar e fortalecer processos de coesão social na América Latina. Isto será conseguido por meio de aumento da eficácia e da eficiência das políticas públicas em áreas de administração da Justiça, educação, emprego, fiscalização e saúde. Para isto, será necessário reorientar algumas políticas e programas e introduzir inovações em seus mecanismos de gestão.

Ana Júlia Silva de Souza

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
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