Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Ministro visita a creche Gente Inocente e reitera apoio do MEC a novas obras em Janaúba (MG)
Início do conteúdo da página
Conferência de Educação

Ensino público superior entra em debate durante conferência

  • Quarta-feira, 31 de março de 2010, 19h44
Cerca de 758 mil estudantes universitários estão matriculados hoje em 48 instituições de ensino superior municipais e estaduais em 22 estados brasileiros. O dado é da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) que defendeu a expansão do sistema e a melhoria na qualidade do ensino público, nesta quarta-feira, 31, na Conferência Nacional de Educação (Conae).

Durante a mesa temática A pertinência social das universidades estaduais e municipais, o ex-reitor da Universidade de Sorocaba (Uniso), José Dias Sobrinho, argumentou que as instituições públicas precisam contribuir para o desenvolvimento humano sustentável. “A função dessas instituições é produzir e socializar o conhecimento. Elas têm o compromisso de construir patamares mais elevados para a sociedade onde atua”, disse.

Representantes de instituições públicas de todo o país que participaram da discussão salientaram a importância das instituições públicas de ensino superior para o interior do país. “Elas contribuem para o desenvolvimento de regiões remotas. Sem elas, haveria um prejuízo social e econômico muito grande para diversas regiões”, lembrou o participante da mesa temática Mário Luiz de Azevedo, vice-reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Em sua análise, Azevedo deu como exemplo os estados do Paraná e de São Paulo, que possuem mais universidades estaduais que federais. “Elas contribuem com pesquisas focadas e para a fixação de profissionais de acordo com as necessidades da região”, explicou.

Sobrinho concluiu o debate destacando a importância das universidades públicas e estaduais na construção da democracia. Já Azevedo garantiu levar a discussão para a Abruem para que sejam estudadas formas para a expansão do ensino público superior e um maior controle de sua qualidade.

Rafania Almeida

Leia mais sobre a Conae.
X
Fim do conteúdo da página