Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Uncategorised > Aviso de Sessão Pública 2016
Início do conteúdo da página

Cursos Ofertados

O Ministério da Educação, por meio da Bolsa Formação, oferece em âmbito nacional cursos gratuitos de educação profissional técnica de nível médio, para quem irá iniciar, está cursando ou já possui o ensino médio, e cursos de qualificação profissional, incluindo formação inicial e a formação continuada de trabalhadores (FIC) de escolaridade mínima variada. Estes são desenvolvidos mediante parceria com as instituições que compõem as redes federal, estaduais, distrital e municipais de educação profissional e tecnológica, com os Serviços Nacionais de Aprendizagem (Sistema S) e com as instituições privadas.

 

 

No Guia Pronatec de Cursos FIC conta com a lista de cursos e respectivos perfis de formação, carga horária, exigências, dentre outros dos cursos de qualificação profissional, inclusive formação inicial e a formação continuada de trabalhadores (FIC) custeadas pela iniciativa Bolsa Formação.

No Catálogo Nacional de Cursos Técnicos encontrará a lista de habilitações e respectivos perfis de formação, carga horária, exigências, dentre outros dos cursos de educação profissional técnica de nível médio.

A oferta é definida a partir da demanda apresentada por instituições parceiras de forma a atender as necessidades do setor econômico e/ou social e da região onde o curso será disponibilizado. É também de responsabilidade dos parceiros demandantes a divulgação, mobilização e seleção dos alunos, além do monitoramento da execução dos cursos e a articulação para que os egressos tenham como buscar oportunidades ocupacionais identificadas no mapeamento da demanda.

Os cursos técnicos (de nível médio) e de qualificação profissional (formação inicial e continuada) são ofertados nas unidades de ensino dos parceiros ofertantes. 

X
Fim do conteúdo da página