Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > MEC prorroga prazo para instituições privadas de ensino superior solicitarem autorização para cursos técnicos
Início do conteúdo da página
Ensino fundamental

Último dia de inscrição na Olimpíada de Matemática do 4º e 5º anos

  • Quinta-feira, 10 de outubro de 2019, 09h09
  • Última atualização em Quinta-feira, 10 de outubro de 2019, 18h44

Obmep Nível A abre oportunidade para alunos de escolas públicas municipais, estaduais e federais

Luciano Marques, do Portal MEC

Termina nesta quinta-feira, 10 de outubro, o prazo para as inscrições na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) Nível A. A prova é voltada para alunos do 4º e 5º anos matriculados em escolas públicas municipais, estaduais e federais.

Segundo o diretor-ajunto do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e coordenador-geral da Olimpíada, Claudio Landim, a competição estimula o estudo e ajuda a identificar talentos precocemente. “A prova da Obmep permite detectar alunos desde muito cedo com talento para a Matemática. [...] É um evento nacional que atrai alunos de todos os cantos do país”, destaca.

Desde o ano passado, a olimpíada conta com a versão para esses anos do ensino fundamental, a chamada Obmep Nível A. No primeiro ano de sua realização, a edição em caráter experimental contou com a participação de mais de 1,5 milhão de alunos de 20 mil escolas de todo o Brasil.

Para 2019, uma novidade: a prova contará com 15 questões, cinco a menos que no ano anterior. “Nós diminuímos o número de questões após o retorno dos professores, que acharam a prova muito longa. É justo, uma vez que são alunos do 4º e 5º anos, ou seja, crianças ainda bem pequenas”, explicou o diretor.

Assim como a edição Obmep para alunos do 6º ano ao 3º ano do Ensino Médio, essa etapa também é promovida pelo Impa, com apoio do Ministério da Educação (MEC), da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas em nome das escolas, exclusivamente pelas Secretarias de Educação Municipais e Estaduais ou pelos representantes das escolas federais. Os gestores devem acessar o link enviado por e-mail pelo Impa e preencher a ficha de inscrição.

Caso a Secretaria de Educação não receba o e-mail, é preciso entrar em contato com a Obmep pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Prova – Com 15 questões objetivas, a prova é elaborada pelo Impa e aplicada nas escolas inscritas em 29 de outubro. A duração da prova é de 1h30. Na Obmep Nível A, o Impa responde pela parte acadêmica e as Secretarias de Educação pela logística de aplicação, correção das provas e eventuais premiações.

O conteúdo das questões segue os parâmetros curriculares nacionais para alunos de 4º e 5º ano do ensino fundamental. A abordagem foca no raciocínio lógico e na criatividade.

A olimpíada tem como objetivo estimular o estudo da Matemática, contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica, identificar jovens talentos, promover inclusão social e incentivar o aperfeiçoamento dos professores.

X
Fim do conteúdo da página