Especialista alemã explica relação entre palavras e números na alfabetização
Segundo ela, o número 1 é o primeiro conceito linguístico para qualquer criança
Giulliano Fernandes, do Portal MEC
A professora alemã Annemarie Fritz-Stratmann, uma das palestrantes internacionais da 1ª Conferência Nacional de Alfabetização Baseada em Evidências (Conabe), explicou nesta quinta-feira, 24 de outubro, uma forma de incrementar a alfabetização de crianças por meio de técnicas para que elas estabeleçam relações entre palavras e números.
Na palestra da especialista da Universidade de Duisburg-Essen, na Alemanha, “Um modelo de desenvolvimento de aritmética e aquisição de literância”, ela explicou ser necessário cativar a atenção das crianças. E, para isso, é preciso entendê-las.
“Os níveis de aprendizado devem ter sempre motivação e diversão como algo necessário. Sempre começamos com uma história e a partir dela surge um problema. Isso geram os exercícios e os motivos para que possam ser solucionados”, explicou a docente. “Temos que estabelecer um mapeamento, um significado, e fazê-la [criança] entender o que está por trás daquilo. É preciso estabelecer uma relação palavra-número”, completou.
De acordo com Annemarie, as crianças, em uma primeira fase, muitas vezes, aprendem a contar até determinado número com palavras, mas não estabelecem a ligação. Ela ressaltou que o primeiro conceito linguístico para qualquer criança é o número 1. Este é o ponto de partida e é a partir dele que novos conteúdos devem ser adicionados para o aprendizado das crianças.
Conabe - A Conabe é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) liderada pela Secretaria de Alfabetização da pasta. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) sedia o evento, em Brasília, até sexta-feira, 25. O objetivo é debater a alfabetização e produzir um relatório para subsidiar com evidências científicas as futuras políticas públicas para a área no país.