Alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental fazem prova nesta terça-feira, 29
Olimpíada busca talentos em escolas públicas municipais, estaduais e federais
Luciano Marques, do Portal MEC
Chegou a hora de conhecer os craques da matemática dos 4º e 5º anos das escolas públicas municipais, estaduais e federais. Isso porque nesta terça-feira, 29 de outubro, serão aplicadas as provas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) Nível A.
Assim como a edição Obmep para alunos do 6º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio, essa etapa também é promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio do Ministério da Educação (MEC), da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
Este ano é a segunda edição do Nível A. Em 2018, a competição contou com mais de 1,5 milhão de alunos de 20 mil escolas de todo o Brasil. Para 2019, a prova foi alterada para facilitar a vida dos pequenos, como a diminuição de 20 para 15 questões.
“Foram os professores que nos deram esse retorno”, explicou o diretor-ajunto do Impa e coordenador-geral da Olimpíada, Claudio Landim. “Realmente são crianças ainda muito pequenas e a prova não poderia ser tão longa”, observou.
A prova terá 15 questões objetivas e os jovens terão uma hora e meia para resolvê-la. Ficou a cargo das secretarias de Educação Municipais e Estaduais e dos representantes das escolas federais a impressão e a distribuição do material de prova às escolas inscritas. Eles também são responsáveis pela correção das provas e eventuais premiações.
A olimpíada tem como objetivo estimular o estudo da Matemática, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, identificar jovens talentos, promover inclusão social e incentivar o aperfeiçoamento dos professores.
Cronograma – Os alunos que participarem da 2ª edição da OBMEP Nivel vão ter acesso à divulgação do gabarito da prova no final de novembro, no site da Obmep.