Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Pisa 2018 revela baixo desempenho escolar em Leitura, Matemática e Ciências no Brasil
Início do conteúdo da página
Literacia familiar

Mascote do Conta pra Mim desembarca no Sul e no Nordeste para entreter crianças com leitura e brincadeiras

  • Quinta-feira, 09 de janeiro de 2020, 15h16
  • Última atualização em Quinta-feira, 09 de janeiro de 2020, 16h25

Shoppings de Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife e Fortaleza receberão o ursinho Tito para contar histórias e alegrar a criançada


Tatiana Sócrates, do Portal MEC

Férias escolares também são um momento para incentivar a leitura. Por essa razão, a mascote Tito, do programa Conta pra Mim, do Ministério da Educação (MEC), continua sua viagem pelo Brasil com muitos livros e diversão para alegrar os pequenos e seus familiares. Neste mês de janeiro, ele estará em Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife e Fortaleza. Em cada local, vai passar dois dias.

Eis o itinerário do ursinho:

  • Porto Alegre: 10 e 11 de janeiro, das 12 horas às 20h30, no Lindoia Shopping;
  • Curitiba: 13 de janeiro, das 12 horas às 20 horas, e 14 de janeiro, das 12 horas às 20h30, no Shopping Mueller;
  • Salvador: 16 e 17 de janeiro, das 12 horas às 20h30, no Shopping da Bahia;
  • Recife: 19 de janeiro, das 14 horas às 20 horas, e 20 de janeiro, das 12 horas às 20h30, no Shopping Recife;
  • Fortaleza: 22 e 23 de janeiro, das 12 horas às 20h30, no Shopping Parangaba.

O projeto Conta pra Mim ofertará, nos shoppings, cantinhos lúdicos onde as famílias terão acesso a uma revista com várias dicas do ursinho Tito para ajudar as crianças a desenvolverem habilidades que facilitem o processo de alfabetização. Esses espaços permanecerão durante 10 dias.

Quem pensa que o ursinho está sozinho nessa jornada se enganou. Além dele, contadores de histórias treinados pela Secretaria de Alfabetização do MEC permanecerão nesses cantinhos ao longo dos 10 dias de duração. Eles vão ensinar práticas e atividades de literacia familiar, ou seja, técnicas de interação durante a contação de histórias e de leitura em voz alta com as crianças.

As atividades de literacia familiar são simples, mas capazes de influenciar significativamente no desenvolvimento intelectual já na fase pré-alfabetização, antes do começo das primeiras aulas na escola. Meninos e meninas que são estimulados desde cedo à leitura e à brincadeira dentro de casa tendem a chegar mais aptos e habilidosos nos anos iniciais do ensino fundamental.

O programa Conta pra Mim faz parte da Política Nacional de Alfabetização (PNA), lançada pelo governo federal em abril de 2019. O Tito já passou pelas cidades de Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.

Assunto(s): alfabetização , MEC , Sealf , Tito
X
Fim do conteúdo da página