Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Educação a distância é tema de plenária do Confea
Início do conteúdo da página
Hospitais universitários

Ebserh recebe mais de metade dos elogios ao governo federal em 2019

  • Terça-feira, 14 de janeiro de 2020, 20h00
  • Última atualização em Quarta-feira, 15 de janeiro de 2020, 10h59

Ranking divulgado pela CGU registrou mais de 7 mil manifestações positivas ao governo


A gestão de excelência da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi responsável por mais da metade de todos os elogios recebidos pelas instituições do governo federal no ano passado. É o que revela o ranking da Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação (Fala.BR), desenvolvida pela Controladoria-Geral da União (CGU), de 2019. Das 7.844 manifestações positivas registradas, 4.060 foram voltadas às unidades da Rede Ebserh, o que corresponde a 51,75% do total.

A pesquisa também mostra que, entre as 20 instituições mais elogiadas em todo o Poder Executivo Federal, 13 são unidades da rede de hospitais universitários. A Rede Ebserh, vinculada ao Ministério da Educação (MEC), administra 40 hospitais universitários federais em todo o país.

Para a ouvidora-geral da Rede Ebserh, Savana Dantas, a prática de elogiar reflete no ambiente positivo e favorece a manutenção da excelência dos serviços. “Esses números nos sinalizam que isso tem dado certo, além de revelarem o reconhecimento do cidadão em relação à qualidade do atendimento oferecido nos hospitais que compõem a Ebserh”.

A instituição do governo federal mais elogiada do país foi a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), seguida por dois hospitais da Rede Ebserh: o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS), em Campo Grande (MS), e o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), em São Luís (MA).

Ao todo, são 348 órgãos do governo federal cadastrados na plataforma. Entre os tipos de manifestações possíveis no Fala.BR estão:

  • denúncia: comunicar a ocorrência de um ato ilícito;
  • reclamação: expor a insatisfação com o serviço público, fazer críticas, relatar ineficiência;
  • solicitação: esclarecer dúvidas, solicitar providências;
  • sugestão: apresentar ideia ou proposta de melhoria;
  • elogio: registrar satisfação com o atendimento;
  • simplifique: solicitar a simplificação de etapas burocráticas no processo de prestação de um serviço.

O cidadão realiza sua manifestação na plataforma Fala.BR e as informações são consolidadas no painel “Resolveu?”. Essa ferramenta reúne informações sobre manifestações de ouvidoria que a administração pública recebe diariamente. A aplicação permite pesquisar, examinar e comparar indicadores de forma rápida, dinâmica e interativa. O Fala.BR é uma ferramenta desenvolvida pela Controladoria Geral da União (CGU).

Assessoria de Comunicação Social, com informações da Ebserh

X
Fim do conteúdo da página