Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Pisa 2018 revela baixo desempenho escolar em Leitura, Matemática e Ciências no Brasil
Início do conteúdo da página
Matemática

Competições premiam estudantes nesta sexta-feira, 31

  • Sexta-feira, 31 de janeiro de 2020, 18h04
  • Última atualização em Sexta-feira, 31 de janeiro de 2020, 19h09

Premiações do Torneio Meninas na Matemática e da Olimpíada Brasileira de Matemática são realizadas em cerimônia em Natal (RN)


Noite de premiação na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. O 1º Torneio Meninas na Matemática (TM2) e a 41ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) realizam nesta sexta-feira, 31 de janeiro, suas cerimônias de premiação. O evento será realizado durante a 23ª Semana Olímpica, que reúne 133 estudantes dos ensinos fundamental, médio e superior na capital Potiguar.

A jovem Fabrícia Cardoso, de 14 anos, receberá a primeira medalha de ouro do Torneio Meninas na Matemática. A estudante cearense conta que participa de competições olímpicas desde o 3º ano do ensino fundamental. "Divirto-me fazendo cálculos, buscando as ideias. Gosto muito de me desafiar e a matemática me incentiva muito nisso".

A estudante espera que, com o TM2, mais garotas se sintam motivadas a adentrar o mundo olímpico, aumentando a representatividade feminina neste ambiente. "Muitas garotas não acreditam que são capazes de conseguir o mesmo que os meninos conseguem", conta.

O 1º Torneio Meninas na Matemática concedeu 24 medalhas e 37 certificados de menção honrosa. Cerca de 170 estudantes dos ensinos médio e fundamental participaram da competição.

As melhores colocadas na OBM e no TM2 serão convidadas pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) a participar de treinamento no Rio de Janeiro. As que tiverem melhor desempenho poderão integrar a equipe brasileira que disputará a European Girls Mathematical Olympiad (EGMO) 2020, sediada em Egmond, Holanda.

Olimpíada de Matemática – A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é uma competição dirigida aos alunos de escolas e universidades de todo o país, da rede pública ou privada, do Ensino Fundamental (a partir do 6º ano) ao final da graduação. A OBM foi organizada pela primeira vez em 1979 e tem por objetivo estimular o estudo da matemática, desenvolver e aperfeiçoar a capacitação dos professores, influenciar na melhoria do ensino e descobrir jovens talentos.

A 41ª edição da OBM reuniu mais de 1,5 mil jovens estudantes dos ensinos fundamental, médio e superior. A competição premiou 297 estudantes, sendo 83 do nível 1 (6º e 7º anos do ensino fundamental), 71 do nível 2 (8º e 9º anos do ensino fundamental), 73 do nível 3 (ensino médio) e 70 estudantes do nível universitário.

A OBM e o TM2 foram realizados pelo Impa e promovidos pelos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). A Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) também apoiou as competições.

Assessoria de Comunicação Social, com informações do Impa

X
Fim do conteúdo da página