Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Estudantes devem ficar atentos a irregularidades em instituições
Início do conteúdo da página
Combate ao coronavírus

Instituto Federal de Sergipe alia conhecimento e inovação para superar a pandemia

  • Quinta-feira, 28 de maio de 2020, 20h27
  • Última atualização em Sexta-feira, 29 de maio de 2020, 10h46

Nos últimos meses, o instituto produziu e doou equipamentos de proteção, desenvolveu protótipos de respiradores, materiais de desinfecção e intensificou a comunicação

O Instituto Federal de Sergipe (IFS) acumula realizações significativas no período de pandemia. Nos últimos meses, o instituto produziu e doou equipamentos de proteção, desenvolveu protótipos de respiradores, materiais de desinfecção e intensificou a comunicação. Toda a produção foi doada para 230 instituições entre hospitais, secretarias de saúde, ONGs, entidades filantrópicas e Polícia Militar.

Foram produzidos:

  • 7.600 escudos faciais; 
  • 21.078 máscaras de tecido; 
  • 10 mil litros de água sanitária; 
  • 7.550 litros de sabonete líquido; 
  • 6.500 aventais; 
  • 4 mil litros de álcool líquido 70%; 
  • 800 litros de álcool glicerinado 70%; 
  • 1.000 óculos de proteção; e 
  • 20 rodos desinfectantes UV.

O IFS também distribuiu 835 cestas básicas para famílias de alunos em situação de vulnerabilidade social e comunidades pobres da capital e do interior, por meio de uma campanha de arrecadação organizada pelos servidores.

Inovação - Também para auxiliar no combate ao coronavírus, pesquisadores do instituto começaram a desenvolver protótipos de respiradores mecânicos de baixo custo, robô com luz ultravioleta para desinfectar ambientes, autoclave para descontaminar EPIs e caixa sanitizante para reutilização de máscaras.

Para a pró-reitora de pesquisa e extensão, Chirlaine Gonçalves, mais do que nunca as instituições federais estão mostrando que fazem pesquisa, extensão e inovação. “Mesmo diante da pandemia, com as aulas suspensas, os trabalhos continuam e unimos forças em todo o país para trabalhar no combate e na prevenção à pandemia, pesquisar novos produtos, desenvolver novos equipamentos e promover ações solidárias para minimizar o sofrimento da população e, sobretudo, dos alunos”.

Comunicação - O Instituto Federal de Sergipe também tem intensificado ações na área de comunicação. Foram criados novos canais de interação e uma rede de colaboradores formada por jornalistas, relações públicas, designers e técnicos de audiovisual.

A equipe implantou o projeto Dialogue IFS que já realizou 46 lives com gestores, servidores e especialistas no perfil @ifsergipe_oficial. Outra iniciativa relevante foi a produção do hotsite http://www.ifs.edu.br/prevencao, que reúne informações, esclarecimentos e conteúdos relacionados ao cenário atual e seus reflexos na vida acadêmica.

“O objetivo dessas ações foi informar, orientar, esclarecer e tirar dúvidas sobre a pandemia e todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão impactadas por ela. Promover o debate, envolver servidores, alunos e a população em geral na superação da crise”, ressaltou o chefe do Departamento de Comunicação do IFS, Juliano Azuma.

Assessoria de Comunicação Social, com informações do Instituto Federal de Sergipe

Assunto(s): MEC , coronavírus
X
Fim do conteúdo da página