Inscrições para programa de intercâmbio com Portugal encerram amanhã
O prazo para o envio de projetos para o Programa Capes-Grices termina nesta quinta-feira, 30. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), em conjunto com o Gabinete de Relações Internacionais da Ciência e do Ensino Superior de Portugal (Grices), busca a formação de doutores e o intercâmbio de professores e pesquisadores dos dois países. As prioridades são as áreas de engenharias e ciências sociais.
Os projetos de pesquisa e cooperação científica apresentados serão desenvolvidos em conjunto por instituições de ensino superior e de pesquisa brasileiras e portuguesas. Os estudos deverão promover a formação em nível de pós-graduação de doutorado-sanduíche e pós-doutorado.
As propostas encaminhadas devem ter caráter inovador, privilegiar o efeito multiplicador do conhecimento e justificar a necessidade da parceria com a equipe portuguesa. Além disso, devem estar vinculadas, obrigatoriamente, a um programa de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) avaliado pela Capes, preferencialmente com conceitos de cinco a sete. Desde sua criação, em 1997, o programa Capes-Grices já permitiu o desenvolvimento de 124 projetos.
Modalidades – As principais modalidades oferecidas são missões de trabalho, voltadas a atividades de ensino e pesquisa, e bolsas de estudo para doutorado-sanduíche e pós-doutorado. São concedidas, anualmente, até duas bolsas de estudo para brasileiros, por projeto, independentemente da modalidade. No caso de pós-graduando stricto sensu, serão considerados apenas aqueles candidatos que já tenham cumprido pelo menos um ano ou 50% dos créditos de estudos no Brasil. Para mais informações acesse a página eletrônica da Capes.
Adriane Cunha