Capes aprova seis novos cursos de mestrado no país
Os integrantes do Conselho Técnico Científico (CTC), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), aprovaram terça-feira, 23, seis novos cursos de mestrado. Os projetos são nas áreas de direito, administração, economia e multidisciplinar.
No total, os conselheiros analisaram treze propostas que tiveram pedidos de reconsideração apresentados pelas instituições de ensino superior. As propostas foram apresentadas em 2004 e passaram por análise dos consultores das respectivas áreas, baseada nos critérios da avaliação trienal. No ano passado, foram encaminhadas à Capes 450 propostas de criação de novos cursos de mestrado, doutorado e mestrado profissional. Nos últimos três anos, foi aprovada a criação de 582 novos cursos no país.
Os cursos de mestrado aprovados são: direito, das Faculdades Integradas de Curitiba; economia, da Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais; administração, da Faculdade Novos Horizontes (MG); desenvolvimento e planejamento territorial, da Universidade Católica de Goiás; estética e filosofia da arte, da Universidade Federal de Ouro Preto (MG); e ciência da família; da Universidade Católica de Salvador. Todos receberam conceito três, nota mínima para abertura de curso.
Após a recomendação da Capes, os cursos deverão ser reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). O total de 3.137 cursos de pós-graduação existentes hoje no país passará a ser de 3.143.
Repórter: Adriane Cunha