Aprovados mais cursos de pós-graduação
O Conselho Técnico Científico (CTC), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), aprovou a criação 84 novos cursos de pós-graduação no país. Do total de cursos, 24 são de doutorado, 47 de mestrado e 13 de mestrado profissional. A área com maior índice de aprovação foi ciências agrárias, com dez cursos recomendados.
Durante a semana passada, os 22 integrantes do CTC discutiram o parecer técnico de 211 propostas. Os projetos foram apresentados à Capes em 2005 e passaram por análises dentro das respectivas áreas. Os conselheiros não recomendaram 115 propostas, sendo que outras 12 estão em diligência (visitas, por exemplo).
Neste encontro, o CTC aprovou o primeiro curso de mestrado em administração da região Norte. De acordo com o representante de área Tomás de Aquino Guimarães, o curso atenderá a uma demanda reprimida na região. “Com certeza contribuirá para reduzir os desequilíbrios regionais da pós-graduação brasileira”, avalia. O curso funcionará na Universidade Federal de Rondônia (Unir).
Ao todo, foram encaminhados à Capes no ano passado 502 projetos, um crescimento de cerca de 7% sobre o ano anterior, quando 471 pedidos de novos cursos foram apresentados. Em 2002, foram 380 propostas e em 2003, 440. De 2002 a 2005, foram criados 750 novos cursos de pós-graduação no Brasil. Após a recomendação da Capes, os cursos deverão ser reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).
Hoje, o país conta com 3.325 cursos de pós-graduação – não computados aí os cursos aprovados na última semana.
Confira a lista dos aprovados na reunião do CTC.
Repórter: Adriane Cunha