Escola de Altos Estudos recebe projetos de julho a setembro
As instituições de ensino superior que oferecem cursos e programas de pós-graduação e as sociedades de pesquisas científicas podem inscrever projetos de cooperação acadêmica internacional na Escola de Altos Estudos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC). O prazo para encaminhar propostas vai de 1º de julho a 1º de setembro deste ano.
A Escola de Altos Estudos é uma iniciativa da Capes para fomentar a cooperação acadêmica e o intercâmbio internacional em cursos e programas de pós-graduação stricto sensu de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Seu objetivo é trazer professores e pesquisadores estrangeiros de alto nível que possam fortalecer, ampliar e qualificar os programas de pós-graduação das instituições.
Para concorrer aos recursos públicos, as universidades precisam oferecer cursos e programas de pós-graduação stricto sensu com notas de cinco a sete nos processos de avaliação da Capes e as sociedades científicas devem ser credenciadas junto à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
Projeto – O projeto da instituição deve indicar, entre outros pontos, o professor a ser convidado, seu currículo, justificativa, programa do curso a ser ministrado, infra-estrutura logística disponível, número máximo de matrículas presenciais e estimativa de orçamento.
A seleção será em duas fases. Na primeira serão escolhidos 20 projetos e na segunda, os dez que serão financiados pela Capes. Serão aplicados R$ 1,5 milhão, o que dará R$ 150 mil por projeto. O edital Capes nº 2/2006 pode ser consultado no endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Ionice Lorenzoni