Conferência vai avaliar Plano Nacional de Educação
Consolidando Novos Rumos é o tema da 4ª Conferência Nacional de Educação e Cultura, que será realizada de 22 a 25 de fevereiro, em Brasília. A avaliação do Plano Nacional de Educação, vigente há quatro anos, será a questão central dos debates em relação à educação. Prevista em lei, a análise será realizada pela primeira vez durante o encontro. As sugestões dos participantes serão encaminhadas ao Poder Legislativo.
Promovida pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, a conferência vai debater a situação atual e as perspectivas da educação e da cultura no Brasil. "O Estado tem a função social de acolher as demandas históricas geradas pela sociedade, dirimir conflitos e propor alternativas de solução, especialmente com políticas públicas", disse o presidente da comissão, deputado federal Carlos Abicalil (PT-MT).
Atividades - Também será discutida a implementação do Plano Nacional de Cultura, em elaboração. Para Abicalil, a conferência vai viabilizar a atualização e o aprofundamento do debate, além da formação da opinião política em torno da educação e da cultura. "É disso que se trata quando propomos a consolidação de novos rumos", afirmou.
Além das conferências e painéis, serão realizadas várias atividades culturais, como exibição de filmes, lançamento de livros e apresentação de espetáculos de dança e música. Uma novidade é a seção de pôsteres, que deve ampliar a divulgação de trabalhos e pesquisas nas duas áreas. A programação do evento pode ser conferida na internet.
Repórter: Flavia Nery