Inep realiza curso de avaliação educacional
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), por meio da Diretoria de Avaliação da Educação Básica, está promovendo até sexta-feira, 4, em Brasília, um curso na área de avaliação educacional para técnicos das 26 secretarias de educação dos estados e do Distrito Federal, além de representantes de alguns municípios.
Trata-se da Escola de Avaliação, uma parceria com a Unesco, destinada a capacitar técnicos das secretarias estaduais nas metodologias de avaliação educacional, com a finalidade de criar sistemas próprios nos estados e municípios.
O evento é dirigido por Claúdia Tamassia, doutora na área de avaliação e consultora da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). Ela abordará conceitos básicos de avaliação, metodologias e conteúdos, desenvolvimento de provas e tipos de avaliação, interpretação de resultados e modelos alternativos.
É a segunda vez que o Inep, promove esse tipo de curso. A primeira foi em dezembro e contou com a colaboração do professor Carlos Pardo, especialista em avaliação educacional do Instituto Colombiano para o Fomento da Educação Superior (ICFES).
Além do fortalecimento dos sistemas estaduais, a Escola de Avaliação permite o alinhamento de concepções e metodologias entre os estados, possibilitando a criação de uma rede nacional de avaliação.
Um dos participantes do encontro, Aléssio Costa Lima, orientador da célula de pesquisa e avaliação da Secretaria de Educação do Ceará, considera a iniciativa uma ferramenta importante à disposição dos estados para melhorar seus sistemas, sobretudo na divulgação e utilização dos resultados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Segundo Carlos Henrique Araújo, diretor de Avaliação de Educação Básica do Inep, "para que haja mudanças qualitativas no aprendizado é preciso levar em consideração os resultados das avaliações, por isso fazemos um esforço constante para aumentar a cultura da avaliação no Brasil".
Especialistas nas áreas de avaliações também acompanham o evento. É o caso do professor Cláudio de Albuquerque Marques, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Para ele, as discussões realizadas nos encontros são levadas ao Núcleo de Avaliação Educacional da UFC, onde geram estudos e pesquisas que visam à melhoria do ensino no estado do Ceará. Ao longo de 2005, haverá outros seis encontros da Escola de Avaliação, reunindo representantes dos estados, municípios e especialistas do setor. (Assessoria de Comunicação Social do Inep)