Conaes marca quatro oficinas para abril e maio
A Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes/MEC) decidiu hoje, 4, em reunião em Porto Alegre (RS), realizar entre abril e maio quatro wokshops regionais de auto-avaliação para instituições de ensino superior com menos de 500 alunos, além de determinar a data e local do seminário internacional sobre a reforma e a avaliação da educação superior na Europa e América Latina.
As oficinas, ainda sem data definida, serão realizadas em São Luís (MA) para as instituições do Nordeste; em Vitória (ES) e em Campinas (SP) para as do Sudeste; e em Curitiba (PR) para as das regiões Sul e Centro-Oeste. O seminário internacional será em Brasília, de 25 a 27 de abril. De acordo com o presidente da Conaes, Hélgio Trindade, a comissão aprovou o convite ao ministro da Educação do Uruguai e ex-reitor da Universidade de la República, Jorge Provetto, para fazer a abertura do seminário.
Enade - Os membros da Conaes decidiram divulgar o resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) realizado por alunos, em 2004, na primeira quinzena de abril. Aprovaram, ainda, a proposta de colaboração feita pelo Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina para ingresso no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O protocolo do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina será ajustado e servirá de modelo para outros conselhos que desejarem adotar o sistema, informa Trindade.
Agenda - O presidente da Conaes reúne-se na próxima quarta-feira, 9, às 11h, com o Conselho Estadual de Educação de São Paulo para discutir formas de colaboração para fins de avaliação das instituições do estado dentro do Sinaes e visita a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP) para discutir auto-avaliação institucional.
Ionice Lorenzoni