Capes aperfeiçoa critérios para avaliação trienal
Os integrantes do Conselho Técnico-Científico, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), se reuniram hoje, 16, para concluir a análise dos cerca de 160 recursos apresentados pelas instituições de ensino superior referentes a cursos novos de mestrado, doutorado e mestrado profissional, que não obtiveram reconhecimento na primeira fase. O primeiro dia de reunião, ontem, foi aberto pelo presidente da Capes, Jorge Guimarães, que falou sobre o aperfeiçoamento dos critérios para a avaliação trienal - análise realizada pela Capes para garantir a qualidade do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) no país.
Entre as idéias apresentadas pela diretoria da Capes está o componente comparativo. A preocupação da diretoria é disponibilizar aos usuários o conjunto de indicadores de desempenho utilizados pela área, que possibilita uma comparação qualitativa entre os cursos. "Com esses dados o programa que não ficar satisfeito com o seu conceito poderá identificar de forma clara por que não conseguiu obter uma avaliação melhor", explicou Jorge Guimarães.
O diretor de Avaliação da Capes, Renato Janine, destacou como de extrema importância no processo de avaliação os programas já consolidados que resultam na criação de novos núcleos de mestrado, doutorado e mestrado profissional. A difusão destes cursos em instituições pelo país está sendo chamada de nucleação. "Isto será considerado na avaliação dos programas para obter os conceitos 6 e 7", disse Janine. Outro fato considerado de relevância pelo professor é a denominada solidariedade. Neste caso, são programas de bom nível que fazem parcerias com os programas mais fracos. (Assessoria de Imprensa da Capes)