Mapeamento de alfabetização é prioridade no Paraná
O Mapeamento Nacional de Iniciativas de Alfabetização de Jovens e Adultos, proposto pelo Ministério da Educação, é uma prioridade para o estado do Paraná. A afirmação é do coordenador do programa Paraná Alfabetizado, Vagner Roberto do Amaral. Segundo ele, foram feitas reuniões com todas as secretarias de educação municipais para dar orientações sobre o mapeamento.
As secretarias do estado reconhecem a importância do cadastramento e buscam informações diárias sobre o preenchimento dos formulários. "Para nós este mapeamento é prioridade. Paralelo a ele, estamos realizando outro mapeamento, o programa Paraná Alfabetizado", considerou. O Paraná Alfabetizado é feito em cada município, identificando os bairros onde existem cursos de alfabetização.
O formulário pode ser preenchido em duas versões, impressa e eletrônica. O Paraná tem 399 municípios e alguns, muito distantes, não têm acesso à internet. Segundo Vagner, para estes, os formulários são enviados pelos Correios. O documento pode ser acessado, em sua versão eletrônica, na página do programa ou, na versão impressa, no setor de educação de jovens e adultos das secretarias.
O mapeamento é uma ação da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC). O objetivo é definir políticas, nos três níveis de governo, para assegurar a oferta educacional com qualidade para todos, assim como ajustar o foco das ações do programa Brasil Alfabetizado. As instituições que realizam cursos de alfabetização de jovens e adultos têm até 30 de abril para preencher o questionário.
Respostas - A partir das respostas, o MEC vai construir um diagnóstico para conhecer iniciativas e instituições envolvidas na alfabetização de jovens e adultos. As informações vão subsidiar as políticas do MEC e secretarias municipais e estaduais de educação. O mapeamento terá duas etapas. A primeira deve ser concluída até maio e levantará informações das redes e o número de alunos que são alfabetizados.
Na segunda etapa, as informações descreverão o nível das turmas, heterogeneidade e alimentação. A expectativa do MEC é que o mapeamento seja anual, com apoio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).
Edmilson Freitas