Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Capacitação on-line sobre práticas de alfabetização tem mais de 1 milhão de acessos
Início do conteúdo da página
Pesquisas e dados

Olimpíada de Química: inscrições até 17 de outubro

  • Terça-feira, 30 de agosto de 2005, 09h42
  • Última atualização em Segunda-feira, 04 de junho de 2007, 07h22

A 2ª Olimpíada Científica SBQ, promovida pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ), está com as inscrições abertas até 17 de outubro. O tema neste ano é “Biodiesel: O processo de preparação, importância econômica e ambiental”.

Os vencedores receberão diplomas e prêmios de R$ 2,5 mil da SBQ. Também serão premiados, com igual valor, os professores das turmas e as escolas dos alunos vencedores. Os resultados serão divulgados no dia 5 de novembro e a entrega dos prêmios será em dezembro.

O evento, explica o coordenador Antonio Mangrich, vice-presidente da SBQ e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), tem como objetivos o reconhecimento e estímulo da vocação científica em química, entre os estudantes do ensino médio. Visa, também, popularizar a ciência e a tecnologia no meio. Na opinião de Mangrich, falta uma avaliação do setor para comprovar que o índice de repetência em química é alto.

As inscrições deverão ser feitas pelas escolas, depois que estas elegerem o seu representante por meio da comissão de seleção da própria instituição. Cada escola poderá inscrever apenas um aluno. A inscrição é composta pela redação do aluno – que deverá ter no máximo três páginas –, ficha ou comprovante de inscrição devidamente preenchido; comprovação de matrícula e uma carta de encaminhamento do diretor da escola.

As inscrições poderão ser feitas pelo endereço: Secretaria da Sociedade Brasileira de Química, Cx. Postal 26037, Cep 05513970, a/c de Dirce Campos. Mais informações pelo telefone (11) 3032-2299 ou pelo endereço eletrônico da SBQ.

Censo 2003 – De acordo com o Censo de Educação Superior de 2003, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), anualmente são oferecidas pouco mais de 7,5 mil vagas para os cursos de química, nas universidades brasileiras. O censo aponta uma concorrência de aproximadamente quatro candidatos por vaga (25.697 inscritos). Mas o número de ingressantes fica em 5.811 e o de concluintes, em 2.778. 

Repórter: Sonia Jacinto

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página