Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Estados têm até três horas de diferença com relação a Brasília
Início do conteúdo da página
Pesquisas e dados

Conselhos estaduais adotam sistema nacional de avaliação

  • Quinta-feira, 13 de outubro de 2005, 14h52
  • Última atualização em Terça-feira, 15 de maio de 2007, 09h45

Quatro novos conselhos estaduais de educação, de Mato Grosso do Sul, Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro, estão formalizando acordos operacionais para adoção do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Santa Catarina, Mato Grosso e Ceará já participam.

As adesões fortalecem o sistema e ajudam a consolidar a avaliação como instrumento de gerenciamento e planejamento estratégico para promoção e melhoria da educação brasileira. Segundo o presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), Hélgio Trindade, a legislação prevê a cooperação dos conselhos estaduais para consolidação da avaliação da educação superior no país. “Isso vem sendo efetivado por meio de acordos como estes”.

Coordenado pelo Conaes, o Sinaes é o instrumento de avaliação da educação superior, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Constituído por três componentes principais (avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes), analisa todos os aspectos que giram em torno desses eixos: ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, desempenho dos alunos, gestão da instituição, corpo docente, instalações e vários outros.

Repórter: José Leitão

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página