Promisaes encerra inscrições na sexta-feira
Boa parte das 45 universidades federais que podem concorrer ao Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes) já aderiram ao programa, que distribui bolsas de estudos para estudantes estrangeiros. Garantiram a inscrição 28 instituições, mas a expectativa do Ministério da Educação é aumentar o número até a próxima sexta-feira, 13, quando o prazo será encerrado.
“A adesão foi bem significativa, considerando que as instituições estavam em greve até pouco tempo atrás e o MEC está entrando em contato com as reitorias para que todas se inscrevam até sexta-feira”, comenta Fernanda Alves, coordenadora-geral de Políticas Estratégicas para a Educação Superior do ministério. Com investimentos de R$ 3,1 milhões, o programa vai distribuir neste ano cerca de 500 bolsas de estudos, preferencialmente a estudantes de países africanos.
O Promisaes também oferece apoio financeiro, de um salário mínimo por mês, aos universitários selecionados. Para concorrer às vagas, os candidatos devem preencher alguns requisitos: fazer parte do Programa Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G), não estar cursando o último semestre letivo, não receber outra bolsa de estudos ou exercer atividade remunerada, mesmo que seja para fins curriculares.
Pré-seleção – As instituições deverão fazer a pré-seleção dos bolsistas, segundo critérios como: condição socioeconômica, rendimento acadêmico, freqüência e envolvimento do aluno em atividades acadêmicas.
O edital está disponível na página eletrônica do Promisaes. As instituições devem preencher o termo de adesão e enviá-lo, até o dia 13, por fax e pelos Correios, para o Ministério da Educação, Secretaria de Educação Superior (SESu), Departamento de Política da Educação Superior (Depes/SESu), Divisão de Assuntos Internacionais (DAI), Bloco L, Edifício-Sede, sala 219, Esplanada dos Ministérios, CEP 70.047-903, Brasília – DF; fax (61) 2104-9204. As instituições também devem enviar à SESu, até o dia 27, a lista dos pré-selecionados.
Repórter: Raquel Maranhão Sá