Vivaleitura mobiliza bibliotecas e comunidades em todo o país
Mais de 234 projetos, de 1,2 mil candidatos, já estão inscritos no prêmio Vivaleitura, destinado a estimular e reconhecer experiências bem-sucedidas relacionadas à leitura. Dividido nas categorias biblioteca pública, privada e comunitária, escolas públicas e privadas e pessoas físicas, universidades e instituições, o prêmio concederá R$ 25 mil aos três projetos vencedores. As inscrições, gratuitas, estão abertas até o dia 15 de junho.
O Vivaleitura foi criado pela Portaria Interministerial nº 214, de 23 de novembro de 2005, dos ministérios da Educação e da Cultura (MinC). A coordenação e a execução cabem ao dois ministérios e à Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI). O prêmio tem patrocínio da Fundação Santillana e apoio do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
Os critérios para a seleção dos projetos são clareza entre objetivos e resultados; adequação à faixa etária do público-alvo; pertinência da ação desenvolvida com a comunidade a que se destina; criatividade e dinamismo da ação de leitura e qualidade dos resultados. O julgamento está previsto para agosto próximo e a premiação, para outubro ou novembro, em Brasília.
Concorrentes - Já foram inscritos 21 projetos de bibliotecas e 52 de escolas públicas ou privadas e 161 de pessoas físicas, universidades e instituições. Os trabalhos podem ser manuscritos, digitados ou datilografados e devem relatar experiência ou projeto pedagógico na área de leitura.
Os trabalhos em grupo ou de pessoa jurídica devem ser inscritos em nome de um integrante, mencionados os demais. Uma comissão de especialistas em leitura verificará a compatibilidade dos trabalhos com o regulamento. Em uma segunda fase, serão escolhidos 15 finalistas, cinco de cada categoria. Na terceira, os vencedores.
Para facilitar a divulgação do prêmio e receber as inscrições, foi criada uma página eletrônica, que contém informações sobre a premiação, regulamento e formulário. As inscrições podem ser feitas também por carta registrada endereçada ao Prêmio Vivaleitura, Caixa Postal 710377, CEP: 03410-970, São Paulo, SP.
Mais informações pelo telefone (11) 6090-1535
Susan Faria