Comissão analisa Programa de Avaliação Tutorial
A Comissão de Avaliação do Programa de Educação Tutorial (PET), em reunião iniciada na terça-feira, dia 2, e encerrada na quinta, 4, analisou as propostas do Edital nº 3, deste ano, que prevê a seleção de 30 novos grupos para o programa. Os resultados dessa seleção serão divulgados até o próximo dia 10 pelo Ministério da Educação.
A comissão foi constituída por oito professores de instituições de ensino superior, além de representantes da Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC). "A ação tem grande importância para a comunidade acadêmica brasileira por atender a uma demanda reprimida há mais de 12 anos", disse a coordenadora-geral de relações acadêmicas de graduação da SESu, Iguatemi Lucena.
Implantado em 1979, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), o PET é direcionado a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação. Os estudantes são selecionados pelas instituições de ensino superior que participam do programa e se organizam em grupos, nos quais recebem orientação acadêmica de professores tutores. "O PET objetiva envolver os estudantes que dele participam num processo de formação integral e propiciar a eles uma compreensão abrangente e aprofundada de sua área de estudos", disse Iguatemi.
As metas do PET são a melhoria do ensino de graduação, a formação acadêmica ampla do estudante, a interdisciplinaridade, a atuação coletiva e o planejamento e execução de um programa diversificado de atividades acadêmicas.
Repórter: Cristiano Bastos