Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Obras naturalistas no Domínio Público
Início do conteúdo da página
Pesquisas e dados

Prazo para inscrição de avaliadores termina dia 4

  • Terça-feira, 01 de agosto de 2006, 14h33
  • Última atualização em Quarta-feira, 16 de maio de 2007, 11h43

Termina nesta sexta-feira, 4, o período para indicação ou auto-inscrição de candidatos a avaliadores de instituições de educação superior e de cursos de graduação. Os selecionados passarão a compor o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) e, após a capacitação, farão parte da base a partir da qual serão montadas as comissões que realizarão as avaliações nos locais.

Para indicar candidatos ou fazer a auto-inscrição, é necessário preencher as informações solicitadas na página eletrônica do Sinaes. As indicações podem ser feitas pelos conselhos superiores das instituições, por colegiados responsáveis pelos cursos de graduação e entidades científicas e educacionais.

Já a auto-inscrição, que funciona como confirmação de interesse por parte dos indicados anteriormente, cabe aos professores. Mesmo aqueles que já fazem parte do banco de avaliadores do Inep deverão se reinscrever, para se adequarem aos novos critérios de seleção e procedimentos operacionais instituídos pelo Ministério da Educação em maio deste ano.

A indicação ou a auto-inscrição de avaliadores deve atender, na íntegra, aos critérios definidos pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes): ter título de doutor, pelo menos cinco anos na docência em nível superior (imprescindível para avaliadores de curso) e, no mínimo, três anos na gestão educacional (imprescindível para avaliadores de instituições de educação superior).

Currículo – Os professores devem ter o Currículo Lattes atualizado para 2005 e estar registrados no Cadastro de Docentes ou no Banco Complementar do Inep. Professores aposentados e técnicos administrativos poderão fazer parte do BASis, desde que atendam aos requisitos acima.

O Inep e a Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação (CTAA) farão a seleção, considerando: tempo de docência e titulação; produção científica; participação em comissões dentro e fora da instituição; cargos (direção, coordenação de curso, chefe de departamento, pró-reitor, reitor, membro de colegiados superiores etc); participação em entidades científicas; presidência de entidades científicas ou de fóruns de entidades ligadas à educação superior; experiência em avaliação; indicação pelos pares da própria instituição e número de indicações pelos pares de outras instituições e cursos. (Assessoria de Imprensa do Inep)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página