Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Inep divulga resultado final de pesquisa com pais de alunos
Início do conteúdo da página
Pesquisas e dados

Censo Escolar terá informações completas

  • Segunda-feira, 26 de março de 2007, 10h52
  • Última atualização em Sexta-feira, 25 de maio de 2007, 08h17

O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse nesta segunda-feira, 26, no Encontro Nacional Fluxo e Freqüência Escolar, em Brasília, que o novo Censo Escolar vai permitir um acompanhamento mais detalhado do aluno na escola. Lançado este ano, o censo respondido eletronicamente vai apresentar informações desconhecidas anteriormente. “Vamos ter um cadastro geral dos estudantes do país, nome por nome, com o nome da mãe e data de nascimento para que nós possamos fazer um acompanhamento individualizado do aluno”, declarou.

Segundo o ministro, o Educacenso vai possibilitar uma análise precisa do rendimento escolar de cada criança. “Vamos saber se ela está sendo promovida ou retida no aprendizado, se está freqüentando ou não a escola e por qual motivo, quais as dificuldades que ela tem”, explica.

Haddad lembrou que o novo sistema vai permitir um controle conciso da freqüência do aluno, uma das condicionalidades para o recebimento da Bolsa-Família. Segundo o ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, a expectativa é que o Educacenso verifique a presença dos alunos em todas as escolas do país, já que atualmente a freqüência só é verificada em 90% das instituições. “Nós queremos atingir 100% das escolas e, para isso, estamos construindo no Brasil uma estrada nova, das políticas sociais”, disse.

Entre agosto e setembro de 2006, o sistema registrou informações de 11,4 milhões de alunos de famílias beneficiárias do Bolsa Família. Os dados representam 70% do total de 16,2 milhões crianças e adolescentes. Filhos de beneficiários, com idade entre 6 e 15 anos, precisam freqüentar pelo menos 85% das aulas, além de fazer o acompanhamento em saúde.

Novo sistema — Para agilizar o acompanhamento da presença às aulas, o novo censo descentralizou o processo de registro de dados, que agora pode ser feito nas escolas. Para acessar o sistema, o secretário municipal de educação deverá preencher uma ficha cadastral, encaminhada pelo MEC, indicando a pessoa que será o operador municipal master, responsável pelo sistema de acompanhamento da freqüência na cidade.

Se a escola identificar um aluno que não está na série ou na escola indicadas, será possível entrar no sistema e fazer as correções em tempo real. Ao final do período de acompanhamento da freqüência escolar, as alterações irão para o cadastro único, contribuindo na atualização dos dados dos beneficiários do Bolsa-Família. Além disso, o operador do sistema poderá acionar o conselho tutelar local para buscar as famílias não localizadas e regularizar cada situação.

Flavia Nery

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página