Internos em hospitais e presídios podem fazer o Enem
Unidades prisionais e hospitalares, que tenham presos concluintes do ensino médio ou que já completaram essa etapa de ensino, têm até sexta-feira, 1º de junho, para manifestar interesse pela aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em suas instalações. As provas serão aplicadas no dia 26 de agosto.
Confira o áudio da matéria
Para que o detento ou interno em unidade hospitalar possa fazer o exame, a instituição deve assinar termo de compromisso com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Com o termo, a instituição garante local adequado dentro dos presídios e unidades hospitalares para a realização da prova, além da segurança dos aplicadores.
O prazo para que as unidades solicitem o termo de compromisso termina nesta sexta-feira, 1º de junho. Depois de receber o documento, presídios e hospitais deverão encaminhar ao Inep, até 15 de junho de 2007, o termo preenchido e assinado, em duas vias. O Inep tem prazo até 29 de junho para assinar o documento e enviar o material informativo para a realização do exame.
No ano passado, o Enem foi aplicado em 151 presídios e 2.607 detentos foram inscritos. Até agora, 104 estabelecimentos prisionais e hospitalares já solicitaram o termo de compromisso. O resultado do Enem conta pontos para diversos processos seletivos de ingresso ao ensino superior e ainda é obrigatório para os interessados em concorrer a bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni). Informações na página eletrônica do Enem.
Maria Clara Machado