Municípios com baixos índices educacionais terão apoio técnico
O Ministério da Educação realiza encontro em Brasília para capacitar consultores em educação que atuarão no plano de metas Compromisso Todos pela Educação. Eles participam de conferências, palestras, painéis e oficinas sobre programas do MEC e aprendem a elaborar diagnósticos educacionais nos municípios que apresentam os piores índices de desenvolvimento da educação básica (Ideb).
Para o secretário-executivo do MEC, José Henrique Paim Fernandes, o trabalho a ser desenvolvido pelos consultores vai configurar uma mudança na relação entre o ministério e os municípios. “O trabalho deles será fundamental para viabilizar o Plano de Desenvolvimento da Educação”, disse Fernandes. Além da capacitação, o encontro dará continuidade ao processo de seleção dos consultores. A partir de segunda-feira, 18, até quarta, 20, os 56 candidatos pré-selecionados passarão por testes simulados que avaliarão as competências para a função. Essa fase do processo de seleção é eliminatória.
A divulgação da lista dos selecionados está prevista para o dia 21, no encerramento do encontro, marcado para as 14h. Os consultores receberão as relações de trabalho e o itinerário dos municípios a serem visitados. As visitas ocorrerão até o início de julho.
O MEC recebeu cerca de 3,8 mil inscrições. O edital de seleção para consultores educacionais previa 80 vagas, mas após as primeiras etapas de seleção restaram 56 profissionais.
O encontro foi aberto na segunda-feira, 11, no auditório do MEC. Além de Fernandes e do secretário de educação continuada, alfabetização e diversidade, André Lázaro, estiveram presentes as representantes da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), Marilza Regathieri, e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Maria de Salete Silva.
Maria Pereira Filha