Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Projeto de teatro em escola goiana estimula vocações
Início do conteúdo da página
Diversidade

Prêmio traz alunos indianos ao Brasil

  • Terça-feira, 08 de abril de 2008, 14h07
  • Última atualização em Domingo, 13 de abril de 2008, 15h30

Estudantes indianos entregam Carta das Responsabilidades das Crianças da Índia, André Lázaro (Foto:Júlio César Paes)Shréa Kapoor é uma jovem indiana de 16 anos. A escola em que estuda, em Bombaim, maior cidade da Índia, não oferecia um cardápio tão saudável aos estudantes. A garota resolveu, então, elaborar um novo menu para a cantina, com mais sucos, frutas e verduras, baseada em trabalhos sobre nutrientes, feitos por ela mesma. O projeto tornou Shréa uma das ganhadoras do concurso Wizkids 2007 e fez com que ela e outros três vencedores viessem conhecer o Brasil.

O Wizkids é o maior festival literário e cultural indiano para escolas e abrange quarenta tipos diferentes de competições em literatura, música, dança, criatividade e artes, para estudantes de níveis de ensino equivalentes aos nossos fundamental e médio. O concurso, promovido pela organização educacional The Activity, tem o objetivo de engajar os jovens em causas sociais e ambientais.

Este ano, 2 mil estudantes, de 27 cidades de diferentes regiões da Índia, participaram do evento. Os quatro alunos que apresentaram os melhores projetos foram contemplados com uma viagem ao Brasil. Os jovens chegaram na segunda-feira, 7, e ficarão até sexta, 11.

O projeto educacional Wizkids 2007 culminou na elaboração da Carta das Responsabilidades das Crianças da Índia. Os quatro estudantes entregaram a carta ao secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC, André Lázaro, nesta terça-feira, 8. A ação foi inspirada na experiência brasileira, durante a 2ª Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, em 2006, que resultou na redação, pelas próprias crianças, da Carta das Responsabilidades Vamos Cuidar do Brasil, entregue ao Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

O propósito da carta dos indianos é conscientizar jovens e adultos de que precisam contribuir para um mundo melhor, tanto em questões sociais quanto em questões ambientais. O documento lista ações relacionadas à erradicação da pobreza e do analfabetismo, à promoção da saúde e higiene, ao combate à injustiça e à opressão, à conservação da biodiversidade e à redução da poluição, entre outras, que os alunos se comprometem a cumprir.

O secretário André Lázaro reafirmou as afinidades entre Brasil e Índia. “Os projetos de vocês são audaciosos. São exemplos para nós, que temos responsabilidades públicas”, disse aos estudantes. Shréa, por exemplo, afirmou querer dar continuidade a seu projeto e estendê-lo à população carente. Na Índia, muitos professores dão aulas para moradores de rua, nas próprias ruas das cidades, e a idéia de Shréa é levar a merenda a eles também.

A organização The Activity surgiu com um grupo de jovens que tinham o objetivo de apoiar o sistema educacional da Índia, criando oportunidades além dos muros da escola. Hoje, as idéias educacionais inovadoras da organização são difundidas a milhares de instituições educacionais em trinta e cinco cidades da Índia, por meio de projetos, eventos, treinamento e consultoria. Mais informações podem ser obtidas na página eletrônica da organização.

Letícia Tancredi

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página