Escola Ativa forma 416 supervisores
A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) conclui nesta sexta-feira, 30, a primeira etapa de formação de supervisores municipais em oito estados das regiões Norte, Nordeste e Centro, áreas de atuação do programa Escola Ativa. O curso, que tem 40 horas de duração, reúne dois técnicos de cada município, dois coordenadores por estado, sendo que um deles tem que ser o responsável pela educação do campo. A formação nos oito estados atende 416 supervisores.
A coordenadora de educação no campo da Secad, Sara Lima, explicou que, na capacitação, os supervisores estudam desde a concepção e os princípios da educação no campo, até a metodologia da Escola Ativa e o currículo escolar. São os supervisores que vão formar os professores sobre os conteúdos da educação no campo e da Escola Ativa nos municípios de cada estado. Hoje concluem o curso os supervisores de Tocantins, Mato Grosso, Roraima, Acre, Pará, Rondônia, Ceará e Piauí. O programa apóia as escolas rurais com classes multisseriadas, aquelas onde os alunos de diferentes idades e séries do ensino fundamental estudam na mesma sala com um único professor.
O programa Escola Ativa atende escolas de 19 estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Em 2008, o programa continua nos mesmos estados, mas com o acréscimo de 422 municípios. Isso significa que a Escola Ativa chega a 3.793 novas escolas rurais de primeira a quarta séries (ou primeiro ao quinto ano) do ensino fundamental, e que a formação deve se estender a 4.924 novos professores.
Calendário – A Secad programou capacitações em outros dez estados. De 2 a 6 de junho reúnem-se em Salvador, os supervisores da Bahia e Sergipe; em João Pessoa, os da Paraíba e Pernambuco; e em Maceió, os de Alagoas. De 5 a 13 de junho, a formação será em Belém para os supervisores do Pará e Rondônia, e em Natal, Macapá e São Luís para os técnicos dos respectivos estados.
Criado em 1996, o Escola Ativa foi desenvolvido até 2007 pelo Fundo de Fortalecimento da Escola (Fundescola), sob a responsabilidade do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Em 2008, a gestão passou para a Secad. A adesão de estados e municípios é voluntária.
Ionice Lorenzoni