Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Capes auxilia retorno de 428 bolsistas ao Brasil
Início do conteúdo da página
Diversidade

Brasília sediará encontro de ações educativas

  • Terça-feira, 26 de abril de 2005, 08h53
  • Última atualização em Terça-feira, 12 de junho de 2007, 08h15

Estão abertas as inscrições para o Encontro Nacional de Ações Educativas Complementares, promovido pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (Secad/MEC). O Encontro acontecerá em Brasília, nos dias 2 e 3 de maio, no Hotel San Marco. O objetivo do evento é desenvolver projetos no contra-turno das escolas, para alunos com vulnerabilidade social e é direcionado para os secretários de educação de todos os municípios do país.

Os participantes assistirão a palestras e participarão de debates com representantes da Secad e autoridades da área de educação inclusiva. Entre as atividades estão a troca de experiências bem sucedidas entre os municípios que desenvolvem essas ações.

Segundo o coordenador-geral de Ações Educativas Complementares da Secad, Leandro Fialho, as escolas não abordavam temas como a violência infantil e os problemas econômicos e sociais da comunidade. "O professor é a pessoa mais indicada para encaminhar o aluno para um programa de apoio. Nosso objetivo é fazer com que o aluno carente desenvolva atividades na escola, no período em que não estiver em sala de aula" afirmou.

No ano passado, 175 municípios participaram da primeira implantação de Ações Educativas Complementares e obtiveram bons resultados em suas comunidades. Um bom exemplo é a cidade de Iporá (GO), onde foram realizadas atividades como oficinas de pintura, cerâmica, capoeira e bijuterias, aulas de música e reforço em várias disciplinas, educação ambiental na área de ecologia, atividades esportivas, teatro e iniciação à informática. Foram montadas oficinas de corte e costura para as mães.

Experiência - Segundo a secretária municipal de Educação de Iporá, Rute Cabral Marques, o programa trouxe experiências positivas para a cidade. "As atividades foram satisfatórias. Os alunos evoluíram na execução das tarefas escolares. Eles escolheram a atividade com que se identificavam. O atendimento era feito em pólos espalhados por todo o município, facilitando o acesso dos alunos" disse. Iporá têm cerca de 31 mil habitantes.

As inscrições para o encontro podem ser feitas até amanhã, 27, nos telefones (61) 2104-6030/6015 ou no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Serão oferecidas 300 vagas. Maiores informações podem ser acessadas no sítio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no link projetos educativos, no canto esquerdo da tela. (Edmilson Freitas/estagiário de jornalismo)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página