Prêmios de incentivo à temática racial são lançados em Brasília
O Ministério da Educação lançou em Brasília dois prêmios de incentivo à produção de pesquisas, livros, vídeos e brinquedos voltados para temáticas raciais. O anúncio foi feito pelo secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC), Ricardo Henriques, ao participar da mesa-redonda “Diálogo sobre políticas culturais na América e no Caribe”, na 1ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, que termina no sábado, 2 de julho.
Também, integrando a agenda positiva do MEC, pontuada por 40 ações de valorização da diversidade étnico-racial, o ministério, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), lança a publicação “Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal nº 10.639/03”, da coleção “Educação para Todos”. E reedita o livro “Superando o Racismo na Escola”.
Para Ricardo Henriques, tanto os prêmios como os livros fazem parte do processo de cumprimento da Lei 10.639, que prevê o ensino da cultura negra e história africana nas escolas. “O processo de implementação da Lei nº 10.639 se dará por meio da formação de professores, desenvolvimento de material didático e mudança de currículos. Também, é fundamental a formação de gestores e envolvimento de municípios e estado. Todas essas ações já estão em curso dentro do MEC, de forma sistemática e integrada”, disse o secretário.
Repórter: Sonia Jacinto