Comissão encerra hoje reunião de avaliação do PET
A Comissão Nacional de Avaliação e Acompanhamento (CNAA), órgão do Departamento de Projetos Especiais de Modernização e Qualificação do Ensino Superior (Depem) do Ministério da Educação, encerra nesta quarta-feira, dia 6, a reunião iniciada na segunda-feira, 4, para analisar, discutir e encaminhar cerca de 300 relatórios do Programa de Educação Tutorial (PET).
Segundo a coordenadora-geral de relações acadêmicas da graduação do Depem, Iguatemy Lucena, os estudantes que participam do programa são selecionados por instituições de ensino superior e, organizados em grupos, recebem orientação acadêmica de professores-tutores. “A participação do MEC nas instituições se dá por meio da concessão de bolsas a estudantes de diferentes cursos que atuam na perspectiva de uma formação integral, abrangente e aprofundada de sua área de estudos”, explicou a coordenadora.
Iguatemy ressaltou também, que está em elaboração na Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC) a regulamentação da Medida Provisória nº 251/2005, que instituiu o PET. A secretaria mantém a perspectiva de, futuramente, expandir o programa. Em 2005, os investimentos no PET foram de R$ 14,7 milhões. No total, participam 3.177 bolsistas, distribuídos em 57 instituições federais, estaduais e privadas.
De acordo com Iguatemy Lucena, o MEC estará presente na décima edição do Encontro Nacional dos Grupos PET (Enapet), em Fortaleza, de 17 a 21 próximos.
Repórter: Sonia Jacinto