Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Estão abertas as inscrições de egressos para o Enem 2005
Início do conteúdo da página
Diversidade

Comissão divulga propostas aprovadas para o Uniafro

  • Quarta-feira, 06 de julho de 2005, 16h23
  • Última atualização em Terça-feira, 05 de junho de 2007, 07h47

O Programa de Ações Afirmativas para a População Negra nas Instituições Públicas de Educação Superior (Uniafro), do Ministério da Educação (MEC), teve 18 propostas aprovadas (parcial ou integralmente), pela Comissão Técnica Multidisciplinar que avaliou todos os trabalhos recebidos. O resultado do julgamento já foi assinado pelos titulares das secretarias de Educação Superior (SESu/MEC), Nelson Maculan Filho, e de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC), Ricardo Henriques, e será publicado em edital no Diário Oficial da União ainda esta semana.

A maioria das propostas aprovadas atende o eixo de Formação de professores. “Mas todos têm o viés de acesso e permanência”, frisa Débora Silva Santos, consultora de ações afirmativas do MEC. Segundo Débora, as instituições e os coordenadores das propostas receberão ofício das duas secretarias com as adequações orçamentárias necessárias para a liberação dos recursos. “Neste ofício, nós informamos às instituições o montante que foi aprovado para a sua proposta e também que ela tem prazo de dez dias para fazer uma adequação do orçamento e o cronograma de atividades. Os recursos para o programa são liberados a partir do envio dessas adequações”, disse Débora, acrescentando que todas as instituições terão de fazer ajustes.

O programa Uniafro é resultado do acordo de cooperação feito entre o MEC e os Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros (Neabs), sendo desenvolvido em conjunto pela SESu e Secad. As propostas aprovadas foram desenvolvidas atendendo os três eixos pedidos no edital: Formação de professores, Publicação; e Acesso e permanência. A maioria das propostas aprovadas contempla todas as regiões do País. A região Norte, que enviou somente duas propostas teve uma aprovada.

O Uniafro recebeu um total de 42 propostas. A comissão desclassificou 17, e analisou e avaliou 25, destas aprovando 18.

Repórter: Sonia Jacinto

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página