Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Temas do dia a dia amenizam dificuldades na aprendizagem
Início do conteúdo da página
Diversidade

Bahia discute diversidade étnico-racial nos sistemas de ensino

  • Terça-feira, 09 de agosto de 2005, 07h55
  • Última atualização em Terça-feira, 05 de junho de 2007, 06h03

A cidade de Salvador sedia a partir desta terça-feira, 9, até quinta-feira, 11, o Fórum Estadual de Educação e Diversidade Étnico-Racial. O evento, promovido pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC), em parceria com o governo do estado, vai reunir cerca de 500 pessoas entre gestores de educação, professores, técnicos e lideranças de movimentos sociais no Centro de Convenções. A abertura do encontro será às 18h30.

Entre os principais temas a serem tratados durante os três dias do seminário está a Lei 10.639/03, que institui a obrigatoriedade do ensino da disciplina História da África e Cultura Afro-Brasileira e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. O seminário é uma boa oportunidade para discutir a implementação de políticas públicas de promoção da igualdade racial.

Estarão presentes na abertura do evento o titular da Secad, Ricardo Henriques, e a coordenadora-geral de Diversidade e Inclusão Educacional da Secad, Eliane Cavalleiro, além de autoridades governamentais, políticas e institucionais.

Fórum – Um dos principais temas do seminário é a constituição do Fórum Permanente Educação e Diversidade Étnico-Racial, composto por organizações governamentais e não-governamentais.

Com o objetivo de fortalecer a articulação entre os parceiros locais para a promoção e valorização da diversidade étnico-racial e de gênero nos sistemas de ensino, o fórum pode elaborar uma agenda local com estratégias de combate ao racismo, ao sexismo e a outras desigualdades presentes no sistema educacional. O próximo seminário acontece no Amazonas entre os dias 15 e 17 de agosto.

Repórter: Iara Bentes

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página